Community Research and Development Information Service - CORDIS

Abstract

Esta investigação visa estudar os mecanismos de rotura do terreno causada em minas de carvão com camadas muito inclinadas, exploradas por métodos de abatimento dos tectos. Como a maior parte dos estudos de subsidência têm sido aplicados a camadas sub-horizontais, há necessidade de analisar a teoria e os métodos para o caso de camadas sub-verticais. Face à multiplicidade de variáveis intervenientes neste problema, foi desenvolvido um modelo numérico, funcionando em microcomputador, versátil e de simples aplicação.

O modelo é baseado no mecanismo de fluxo de sólidos, considerando o maciço rochoso sobrejacente à mina como muito fracturado, e aplicando o princípio da sobreposição de efeitos aos deslocamentos superficiais resultantes da propagação dos fenómenos de rotura da rocha constituinte dos numerosos tectos desabados. Em termos de algorítmo matemático, foi escolhida a difusão de ar, correspondente aos vazios abertos, desde as cavidades até à superfície do maciço, a qual simula convenientemente os fenómenos ocorridos.

O modelo é validado per meio da sua aplicação à mina de carvão de Germunde, fornecendo bom acordo com os valores da subsidência real verificada na região. ão.

Additional information

Authors: MENDONÇA ARRAIS C, Empresa Carbonífera do Douro SA, Castelo de Paiva (PT);MENDONCA ARRAIS C, Empresa Carbonifera do Douro SA, Castelo de Paiva (PT)
Bibliographic Reference: EUR 15356 PT (1997) 193pp., FS, ECU 20.00
Availability: Available from the (2)
ISBN: ISBN 92-827-9380-X
Follow us on: RSS Facebook Twitter YouTube Managed by the EU Publications Office Top