Community Research and Development Information Service - CORDIS

Abstract

No presente artigo faz-se uma breve descrição dum modelo de elemento, recentemente desenvolvido no contexto da formulação de flexibilidade, destinado à análise de estruturas em pórtico de betão armado mediante discretizações unívocas do tipo um pilar/viga - um elemento, onde se tem em conta a variação progressiva de rigidez ao longo do elemento. A formulação de flexibilidade revela-se particularmente adequada a este propósito e, conjugada com um modelo global de secção do tipo Takeda em termos de momento-curvatura e com o controlo de certas secções móveis, permitiu desenvolver um modelo de elemento, eficaz, económico e capaz de acompanhar a evolução de estado do elemento a cada passo de carga.

Apresenta-se a sua aplicação à simulação de resposta sísmica de um edifício de quatro pisos, testado experimentalmente com recurso ao métado psuedo-dinâmico, e discute-se a adequabilidade do modelo para reproduzir diferentes fases do comportamento estrutural. .

Additional information

Authors: ARÊDE A, FEUP, Departamento de Engenharia Civil, Porto (PT);DELGADO R, FEUP, Departamento de Engenharia Civil, Porto (PT);PINTO A, JRC Ispra (IT)
Bibliographic Reference: Paper presented: Encontro sobre Sismologia e Engenharia Sismica, Porto (PT), December 3-5, 1997
Availability: Available from (1) as Paper PT 41072 ORA
Follow us on: RSS Facebook Twitter YouTube Managed by the EU Publications Office Top