European Commission logo
English English
CORDIS - EU research results
CORDIS

NAture Insurance value: Assessment and Demonstration

Article Category

Article available in the following languages:

Um conjunto de ferramentas abrangente para apoiar a mitigação natural dos riscos hídricos

O aumento das populações, a urbanização e a alteração do uso dos solos num contexto de alterações climáticas estão a acelerar a frequência e a intensidade dos eventos extremos. O foco no valor da garantia da natureza ajudará as partes interessadas a explorar os benefícios socioeconómicos e financeiros proporcionados pelas soluções baseadas na natureza (SbN) para mitigar os riscos de cheias e de secas.

Digital Economy icon Digital Economy
Climate Change and Environment icon Climate Change and Environment
Society icon Society

O projeto NAIAD, financiado pela União Europeia (UE), contribuiu para aumentar os conhecimentos sobre as SbN através do fornecimento de metodologias concretas e replicáveis para melhorar a gestão e a mitigação dos riscos das cheias e das secas para as cidades e as bacias hidrográficas. Os planos de garantia natural identificam o valor de garantia e de segurança da natureza e os seus cobenefícios adicionais para transformar os mesmos em planos viáveis de fornecimento de serviços de adaptação climática. Elena López Gunn, Coordenadora Científica do NAIAD e Diretora do ICATALIST, explica: «O NAIAD focou-se em ajudar a sociedade a estar melhor preparada e a ser mais resiliente aos riscos naturais, olhando para o valor da prevenção (valor de proteção da natureza) em termos de danos evitados e benefícios adicionais.»

Ferramentas baseadas em evidências da eficácia das SbN

Num trabalho realizado ao longo de quatro anos, e com a colaboração de 24 parceiros, o NAIAD desenvolveu e operacionalizou o conceito de valor de garantia da natureza através de uma série de ferramentas e métodos biofísicos, sociais, económicos e financeiros que ajudam a avaliar a eficácia das SbN na mitigação dos riscos hídricos. Também contemplou ferramentas para ajudar a integrar todas as informações na conceção de planos de garantia natural. O processo foi concebido em colaboração com várias partes interessadas, incluindo administrações públicas, cidades, responsáveis pelas bacias hidrográficas, seguradoras, cientistas e ONG, e foi testado em nove casos de demonstração. Em termos de avaliação biofísica, o conjunto de ferramentas EcoActuary foi desenvolvido como um grupo de ferramentas baseado na Internet de acesso aberto, que inclui uma ferramenta de apoio à decisão, um planificador de investimento e uma série dispositivos de monitorização da Internet das Coisas. O conjunto de ferramentas consegue mapear o risco global de cheias, prever os efeitos da mitigação de perdas das intervenções naturais de gestão de cheias e elucidar sobre o investimento de capital natural necessário. Por outro lado, o sistema Smart: river impulsiona o registo de dados ambientais de código aberto em tempo real através de estações «faça você mesmo» de baixo custo, as FreeStations para a monitorização contínua e previsão a curto prazo. Segundo Mark Mulligan da organização parceira King’s College, em Londres, «as demonstrações evidenciaram que, por exemplo, a agricultura regenerativa tem cobenefícios importantes, incluindo o armazenamento de água resultante da lavoura reduzida e o aumento da biodiversidade dos solos e da matéria orgânica». Este conjunto de ferramentas e métodos de modelação de grande escala é complementado por uma ferramenta de modelo de catástrofes para a modelação de perigos e a avaliação de danos por perdas desenvolvida pela Caisse Centrale de Réassurance, a empresa de resseguros francesa, assim como por uma ferramenta de avaliação rápida para avaliar o custo-benefício das estratégias de mitigação de cheias desenvolvida pelo INRAE.

SbN pertinentes e desenvolvidas em colaboração com as partes interessadas para captarem todos os benefícios

Em termos de avaliação social, participação e planeamento adaptativo, foi desenvolvida e testada uma série de métodos e ferramentas em demonstrações de projetos em colaboração com as partes interessadas. A primeira é uma ferramenta para considerar o portefólio das SbN com critérios diferentes para a sua seleção, a segunda é uma ferramenta de modelação participativa do IRSA-CNR para envolver as partes interessadas num processo de conceção inclusivo e equitativo, e a terceira é um protocolo de compromisso das partes interessadas modular e estruturado para orientar todo o processo. Por último, uma ferramenta de modelação colaborativa integrada permite coconceber soluções baseadas numa abordagem de planeamento adaptativo, conforme testada no aquífero de Medina, sendo a Confederação Hidrográfica do Douro o utilizador final. Em termos de avaliação económica, o projeto desenvolveu um quadro de custo-benefício integrado que incorpora os danos evitáveis. Phillipe Le Coent, do BRGM, o Serviço Geológico Nacional francês, e parceiro do projeto, comenta: «As demonstrações provaram que os custos de implementação das SbN são inferiores em relação aos das soluções cinzentas. No entanto, o investimento e os custos de manutenção não são recuperados com a redução dos danos devidos a cheias. Assim, os cobenefícios são essenciais para o acesso a fundos e o financiamento das SbN.» Desta forma, a ferramenta Financing Framework for Water Security, desenvolvida pelo DELTARES, pode ajudar apoiando a comunidade de financiamento da infraestrutura e os defensores das SbN a desenvolver dispositivos de financiamento personalizados para projetos verdes-cinzentos. Além disto, o quadro Nature Assurance Schemes, desenvolvido pela ICATALIST, pode ajudar não só a identificar modelos de negócios viáveis para demonstrar que este conjunto de benefícios associados pode justificar os investimentos, como também indicar onde a regulamentação inteligente (incluindo do setor dos seguros) pode mobilizar ações coletivas para a mitigação do risco através das SbN. López Gunn conclui: «Através de planos de garantia natural financeiramente viáveis e tecnicamente sólidos, o NAIAD capta o valor dos ecossistemas saudáveis e plenamente funcionais, contribuindo para a mitigação dos riscos hídricos, ajudando simultaneamente a aumentar a resiliência da sociedade num contexto de alterações climáticas, permitindo, assim, aumentar a capacidade de resiliência e de resposta aos riscos relacionados com a água através das SbN.»

Keywords

NAIAD, SbN, água, cheias, plano de garantia natural, seguros, alterações climáticas, valor de garantia, seca, bacias hidrográficas, soluções baseadas na natureza, agricultura regenerativa

Discover other articles in the same domain of application