Skip to main content
European Commission logo print header

Urban Nature Labs

Article Category

Article available in the following languages:

Ferramentas, metodologias e modelos de TIC para melhorar a resiliência climática e hídrica das cidades

A seleção e a integração de elementos naturais no ambiente edificado pode aumentar a resiliência de uma cidade às alterações climáticas. Uma iniciativa da União Europeia (UE) está a contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, mais inclusivas e sustentáveis, implementando soluções baseadas na natureza (SbN) que envolvem as partes interessadas e os cidadãos a nível local.

Digital Economy icon Digital Economy
Climate Change and Environment icon Climate Change and Environment
Society icon Society

As cidades enfrentam desafios significativos devido às alterações climáticas. Inspiradas e apoiadas pela natureza, as SbN são economicamente viáveis, proporcionam benefícios ambientais, sociais e económicos e tornam as cidades mais resilientes às alterações climáticas. Com o intuito de enfrentar os desafios, o projeto UNALAB, financiado pela UE, implementa e evidencia SbN inovadoras, replicáveis e personalizadas, como espaços verdes, zonas húmidas, bacias de retenção de águas pluviais, paredes e coberturas verdes em Eindhoven (Países Baixos), Génova (Itália) e Tampere (Finlândia). Nestas cidades, as empresas, os institutos de investigação, o setor público e os cidadãos trabalham em conjunto para concretizar as SbN. «A ambição geral do projeto UNALAB é alcançar melhorias significativas e mensuráveis no ambiente urbano e aumentar a resiliência urbana às alterações climáticas globais», afirma a coordenadora Laura Wendling.

Modelos empresariais e financeiros inteligentes, ferramentas de apoio à decisão

A equipa do projeto UNALAB está a desenvolver um conjunto de soluções prontas a ser lançadas no mercado e fáceis de utilizar. Já foi apresentada uma ampla gama de ferramentas, metodologias, modelos e tecnologias. Um conjunto de ferramentas inclui uma grande variedade de ferramentas e métodos utilizados nas três cidades para apoiar a cocriação a nível da exploração, conceção, implementação e avaliação de SbN que as ajudam a enfrentar questões climáticas específicas e desafios relacionadas com a água. O manual técnico é um documento vivo que fornece informações precisas e pormenorizadas sobre toda a gama de SbN potencialmente aplicáveis em benefício do clima urbano e da resiliência hídrica. As orientações de governação municipal exploram vários entraves relacionados com a governação que obstruem a integração efetiva das SbN nas cidades e destacam ações destinadas a ajudar a superar os referidos entraves. Os modelos empresariais e as estratégias de financiamento fornecem aos urbanistas exemplos de modelos empresariais para SbN selecionadas, bem como possíveis estratégias de financiamento suscetíveis de apoiar os esforços de implementação e funcionamento das SbN. Um modelo de valor estabelece a ligação entre as SbN identificadas, os beneficiários associados e os seus benefícios individuais, bem como as opções de financiamento disponíveis. O projeto elaborou vários relatórios. O relatório UNALAB ULL apresenta um quadro científico do Urban Living Lab para utilização pelas cidades. O relatório de acompanhamento do impacto e do desempenho das SbN resume a classificação e o modo de ação das SbN, uma seleção de indicadores de desempenho e impacto das SbN, e a conceção de um sistema e referência de acompanhamento das SbN, juntamente com um conjunto de métodos de medição/acompanhamento para os principais indicadores e métricas. O relatório de análise da cadeia de valor analisa a cadeia de valor, a replicabilidade e o potencial de ampliação das SbN selecionadas em três cidades. Foi também produzido um conjunto de ferramentas em linha. O guia Open Nature Innovation Arena para autoridades municipais enumera os desafios relevantes das SbN e proporciona às partes interessadas participantes, tais como os cidadãos, a oportunidade de partilharem ideias sobre a resolução destes desafios. O City Performance Monitor utilizado pelas cidades sensibiliza as partes interessadas e os cidadãos para as condições urbanas através de uma representação da eficácia das SbN implementadas numa determinada cidade utilizando indicadores de desempenho social, ambiental e económico. A ferramenta de visualização de simulação de SbN permite avaliar e debater a possível dimensão do impacto das SbN na adaptação às alterações urbanas, simulando os efeitos nos domínios social, económico e ambiental.

Paradigma inovador, socialmente ativo e liderado pelos cidadãos

«Graças à inovação baseada na natureza criada em conjunto com as partes interessadas — por e para as pessoas — o projeto UNALAB apoiará a criação de cidades europeias mais saudáveis, ecológicas e suficientemente resilientes para enfrentar os desafios das alterações climáticas», conclui Wendling. «A visão consiste em melhorar as condições de vida de todos, aumentar a infraestrutura verde e a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar e da água, reduzir o ruído e diminuir os custos com a saúde, melhorar as condições de mobilidade e reforçar a coesão social.»

Keywords

UNALAB, SbN, clima, urbano, cidade, alterações climáticas, natureza, resiliência hídrica

Discover other articles in the same domain of application