Skip to main content

Urban Nature Labs

Article Category

Article available in the folowing languages:

Ferramentas, metodologias e modelos de TIC para melhorar a resiliência climática e hídrica das cidades

A seleção e a integração de elementos naturais no ambiente edificado pode aumentar a resiliência de uma cidade às alterações climáticas. Uma iniciativa da União Europeia (UE) está a contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, mais inclusivas e sustentáveis, implementando soluções baseadas na natureza (SbN) que envolvem as partes interessadas e os cidadãos a nível local.

Digital Economy
Climate Change and Environment
Society

As cidades enfrentam desafios significativos devido às alterações climáticas. Inspiradas e apoiadas pela natureza, as SbN são economicamente viáveis, proporcionam benefícios ambientais, sociais e económicos e tornam as cidades mais resilientes às alterações climáticas. Com o intuito de enfrentar os desafios, o projeto UNALAB, financiado pela UE, implementa e evidencia SbN inovadoras, replicáveis e personalizadas, como espaços verdes, zonas húmidas, bacias de retenção de águas pluviais, paredes e coberturas verdes em Eindhoven (Países Baixos), Génova (Itália) e Tampere (Finlândia). Nestas cidades, as empresas, os institutos de investigação, o setor público e os cidadãos trabalham em conjunto para concretizar as SbN. «A ambição geral do projeto UNALAB é alcançar melhorias significativas e mensuráveis no ambiente urbano e aumentar a resiliência urbana às alterações climáticas globais», afirma a coordenadora Laura Wendling.

Modelos empresariais e financeiros inteligentes, ferramentas de apoio à decisão

A equipa do projeto UNALAB está a desenvolver um conjunto de soluções prontas a ser lançadas no mercado e fáceis de utilizar. Já foi apresentada uma ampla gama de ferramentas, metodologias, modelos e tecnologias. Um conjunto de ferramentas inclui uma grande variedade de ferramentas e métodos utilizados nas três cidades para apoiar a cocriação a nível da exploração, conceção, implementação e avaliação de SbN que as ajudam a enfrentar questões climáticas específicas e desafios relacionadas com a água. O manual técnico é um documento vivo que fornece informações precisas e pormenorizadas sobre toda a gama de SbN potencialmente aplicáveis em benefício do clima urbano e da resiliência hídrica. As orientações de governação municipal exploram vários entraves relacionados com a governação que obstruem a integração efetiva das SbN nas cidades e destacam ações destinadas a ajudar a superar os referidos entraves. Os modelos empresariais e as estratégias de financiamento fornecem aos urbanistas exemplos de modelos empresariais para SbN selecionadas, bem como possíveis estratégias de financiamento suscetíveis de apoiar os esforços de implementação e funcionamento das SbN. Um modelo de valor estabelece a ligação entre as SbN identificadas, os beneficiários associados e os seus benefícios individuais, bem como as opções de financiamento disponíveis. O projeto elaborou vários relatórios. O relatório UNALAB ULL apresenta um quadro científico do Urban Living Lab para utilização pelas cidades. O relatório de acompanhamento do impacto e do desempenho das SbN resume a classificação e o modo de ação das SbN, uma seleção de indicadores de desempenho e impacto das SbN, e a conceção de um sistema e referência de acompanhamento das SbN, juntamente com um conjunto de métodos de medição/acompanhamento para os principais indicadores e métricas. O relatório de análise da cadeia de valor analisa a cadeia de valor, a replicabilidade e o potencial de ampliação das SbN selecionadas em três cidades. Foi também produzido um conjunto de ferramentas em linha. O guia Open Nature Innovation Arena para autoridades municipais enumera os desafios relevantes das SbN e proporciona às partes interessadas participantes, tais como os cidadãos, a oportunidade de partilharem ideias sobre a resolução destes desafios. O City Performance Monitor utilizado pelas cidades sensibiliza as partes interessadas e os cidadãos para as condições urbanas através de uma representação da eficácia das SbN implementadas numa determinada cidade utilizando indicadores de desempenho social, ambiental e económico. A ferramenta de visualização de simulação de SbN permite avaliar e debater a possível dimensão do impacto das SbN na adaptação às alterações urbanas, simulando os efeitos nos domínios social, económico e ambiental.

Paradigma inovador, socialmente ativo e liderado pelos cidadãos

«Graças à inovação baseada na natureza criada em conjunto com as partes interessadas — por e para as pessoas — o projeto UNALAB apoiará a criação de cidades europeias mais saudáveis, ecológicas e suficientemente resilientes para enfrentar os desafios das alterações climáticas», conclui Wendling. «A visão consiste em melhorar as condições de vida de todos, aumentar a infraestrutura verde e a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar e da água, reduzir o ruído e diminuir os custos com a saúde, melhorar as condições de mobilidade e reforçar a coesão social.»

Keywords

UNALAB, SbN, clima, urbano, cidade, alterações climáticas, natureza, resiliência hídrica

Discover other articles in the same domain of application

Scientific advances
Digital Economy
Fundamental Research

28 March 2022