Skip to main content

Article Category

Article available in the folowing languages:

Plataforma em linha promove a própria natureza na resposta aos grandes desafios globais

A humanidade precisa de identificar urgentemente alternativas promissoras que respondam aos desafios associados às alterações climáticas, à energia sustentável, à segurança alimentar e ao desenvolvimento económico e social. A UE está a promover a adoção de soluções baseadas na natureza (SbN), identificadas como alternativas que encerram um enorme potencial de resposta a estas preocupações universais.

Digital Economy
Climate Change and Environment
Society

As SbN são ações destinadas a trazer mais natureza e recursos e processos naturais às cidades e paisagens terrestres e marinhas. Além disso, estas soluções inovadoras apoiam o crescimento económico, criam empregos e melhoram o nosso bem-estar. O projeto ThinkNature, financiado pela União Europeia (UE), criou uma plataforma de comunicação multilateral para apoiar a compreensão e a promoção das NBS aos níveis local, regional, da UE e internacional. «Através de mecanismos de adoção, facilitação e condução do diálogo, bem como do reforço das capacidades de conhecimento, a plataforma reuniu competências científicas multidisciplinares, política, empresas, sociedade e cidadãos», afirma o coordenador Nikolaos Nikolaidis. Foi compilada uma lista de 126 parceiros e organizações internacionais destinada a promover o diálogo sobre as SbN e a criar sinergias de mercado para a Europa.

Espaço digital para promover a inovação na esfera das SbN

A plataforma é uma solução integrada baseada na Web, que estimula o diálogo e a interação no contexto das SbN através de fóruns de discussão e debates. O objetivo é identificar os entraves regulamentares, económicos e técnicos, bem como comunicar e promover SbN de sucesso. Disponibilizada a todos, a Knowledge Hub inclui sítios e plataformas de projetos de SbN, melhores práticas de estudos de caso sobre SbN a nível mundial e um repositório de recursos em linha sobre o estado da arte da atividade no domínio das SbN. Mais de 730 utilizadores registados na área privada da plataforma podem partilhar documentos, tarefas e eventos. Podem igualmente participar em fóruns e debates de chuva de ideias em linha para aumentar o seu conhecimento sobre as SbN.

Participação das partes interessadas em todos os domínios das SbN

A equipa do projeto ThinkNature estabeleceu quatro grupos de reflexão e ação regionais e respetivas redes de representantes locais que abrangem as regiões mediterrânicas, oceânicas, continentais temperadas e setentrionais temperadas. O objetivo é influenciar as ideias e decisões políticas relativas às SbN e fornecer novas ideias sobre a forma de enfrentar os problemas regionais. Os investigadores organizaram dois fóruns de chuva de ideias que mobilizaram mais de 300 partes interessadas na adoção de SbN a nível regional e local. Com base em questionários, entrevistas, bibliografia existente nesta matéria e intercâmbio de informações nos fóruns e na plataforma, realizaram avaliações paisagísticas técnicas, de mercado, legislativas e políticas para identificar fatores que desincentivam a implementação de SbN de grande escala.

Desenvolvimento de capacidades

A plataforma inclui um portefólio de 112 estudos de caso com uma metodologia para avaliar o nível de integralidade da documentação. Um manual reúne e promove o conhecimento de ponta em matéria de SbN e intensifica a sensibilização do público. Inclui um guia abrangente para todos os intervenientes relevantes. Várias entrevistas curtas em vídeo com uma ampla gama de peritos oferecem várias perspetivas e perceções sobre o presente e o futuro das SbN. Quatro webinários atraíram 366 pessoas para aumentar a sensibilização e a compreensão do conceito de SbN e para apoiar e promover o conhecimento sobre vários aspetos da conceção e da implementação das SbN. Quarenta participantes de dezanove países participaram numa formação prática de uma semana numa escola de verão, dedicada a SbN. Uma aplicação de jogo apresenta diferentes SbN e a forma como cada uma delas pode contribuir para o apoio e a proteção de uma cidade. Os jogadores utilizam a natureza para enfrentar questões que abrangem o crescimento insustentável de uma cidade imaginária. «O projeto ThinkNature demonstrou que as SbN são economicamente viáveis e proporcionam benefícios ambientais, sociais e económicos, alcançando simultaneamente sociedades mais sustentáveis e resilientes», conclui Nikolaidis. «Vamos trazer a natureza de volta às nossas cidades.» Em última análise, o projeto contribuirá para o duplo objetivo da Comissão Europeia de crescimento económico e de sustentabilidade. O projeto NetworkNature em curso constitui um seguimento das concretizações do ThinkNature.

Keywords

ThinkNature, NBS, plataforma, natureza, fórum, diálogo, crescimento, soluções baseadas na natureza

Discover other articles in the same domain of application