CORDIS - EU research results
CORDIS

Article Category

Results Pack

Article available in the following languages:

Saúde do solo: colher os benefícios de solos saudáveis para os alimentos, as pessoas, a natureza e o clima

O solo é a base da vida. Os serviços do solo são essenciais para a produção de alimentos através da agricultura, a energia e as matérias-primas, o sequestro de carbono, a purificação da água, a regulação dos nutrientes, a preservação da biodiversidade e o controlo das pragas, entre muitos outros. O CORDIS Results Pack destaca projetos na área da investigação do solo que foram concluídos recentemente ou estão prestes a chegar ao fim e apresenta dois projetos mais recentes que prometem trazer um contributo valioso nos próximos anos.

Climate Change and Environment icon Climate Change and Environment
Society icon Society
Food and Natural Resources icon Food and Natural Resources

A vida na Terra depende de solos saudáveis. Noventa e cinco por cento da produção alimentar depende do solo. O solo alberga um quarto de todas as espécies terrestres e desempenha um papel crucial no ciclo de nutrientes, bem como no armazenamento de carbono e na filtragem da água, que ajudam a atenuar as alterações climáticas e a prevenir as inundações e as secas. Não obstante, independentemente do papel fundamental dos solos no funcionamento dos ecossistemas do nosso planeta, os solos na Europa (e no mundo) estão a degradar-se, o que começa a ter amplas consequências, nomeadamente para a disponibilidade e a segurança dos alimentos, a integridade dos ecossistemas e os serviços que estes prestam à humanidade. É urgente agir, sobretudo porque é necessário um tempo considerável para (re)ge(ne)rar os solos e restaurar a respetiva saúde.

Política da UE no domínio do solo

Várias das iniciativas políticas atuais e futuras da UE têm uma incidência significativa na preservação dos solos. Os solos saudáveis são essenciais para o cumprimento dos objetivos ambiciosos do Pacto Ecológico Europeu e para os objetivos definidos pelas suas estratégias, nomeadamente a Estratégia do Prado ao Prato e a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030. A Comissão Europeia está igualmente empenhada em atualizar a estratégia temática de proteção do solo da UE em 2021 e em definir um quadro comum de ação da UE para preservar, proteger e restaurar os solos.

Semear esforços genuínos de proteção do solo através de investigação inovadora financiada pela UE

O conhecimento e os instrumentos desenvolvidos através da investigação e da inovação contribuirão para manter os solos saudáveis. Por exemplo, estudos recentes sublinharam a função dos solos como sumidouros de carbono e de azoto, defendendo o papel da agricultura e da exploração florestal na atenuação das emissões de gases com efeito de estufa e no combate à desertificação e à degradação das terras. Ao abrigo do Horizonte 2020, vários temas foram dedicados à promoção dos esforços de investigação sobre a saúde do solo. Estes esforços serão prosseguidos ao abrigo do novo programa Horizonte Europa da UE. O Horizonte Europa também integrará novas «missões da UE», concebidas para resolver importantes desafios sociais que o mundo enfrenta. Foram propostas cinco missões específicas, uma delas concentrada no lema Saúde dos solos e alimentação: «Caring for soil is caring for life». Se for adotada com êxito, esta missão trabalhará no sentido de desenvolver soluções reais e palpáveis de restauração da saúde e das funções do solo, bem como de sensibilizar a sociedade em geral para a importância dos solos.

Descubra os projetos que fazem a diferença

Os 12 projetos apresentados neste Pacote de Resultados sublinham as sinergias entre o que já foi alcançado e o modo como estes resultados podem ser levados mais longe ao abrigo do Horizonte Europa e da missão proposta pela UE no domínio da saúde do solo e da alimentação. Mais concretamente, o projeto LANDMARK desenvolveu um quadro de gestão do solo para apoiar a produção sustentável de alimentos na Europa e dirigiu diversas recomendações aos responsáveis políticos. O projeto CIRCASA trabalhou no sentido de desenvolver sinergias a nível internacional no domínio da investigação e do intercâmbio de conhecimentos na área do sequestro de carbono nos solos agrícolas, tanto na UE como a nível mundial. Tendo em mente os agricultores e a agricultura, o projeto BEST4SOIL trabalhou arduamente para permitir aos agricultores acederem facilmente a informações práticas na sua própria língua sobre como melhorar a saúde do solo. O NUTRIMAN desenvolveu uma plataforma em linha para ajudar os agricultores a cumprirem os novos regulamentos da UE relativos à utilização de fertilizantes insustentáveis após 2022, informando-os sobre futuras tecnologias e soluções que poderão facilitar a transição para biofertilizantes mais sustentáveis. Investigadores em início de carreira financiados pelo programa Ações Marie Skłodowska-Curie também participaram ativamente na investigação sobre a saúde do solo. O projeto AGG-REST-WEB trouxe novas perspetivas sobre a relação entre a biodiversidade e o funcionamento do solo, demonstrando que as redes tróficas do solo podem afetar as propriedades físicas do solo, o que, por sua vez, determina o acesso aos alimentos. O projeto IDESoWa propôs-se investigar o modo como o aumento da drenagem dos solos, devido à instalação de drenos subsuperficiais, altera a composição mineral dos solos e, consequentemente, afeta a matéria orgânica e o ciclo dos nutrientes. Por último, com ênfase numa investigação de ponta fascinante, o projeto DormantMicrobes do Conselho Europeu de Investigação (CEI) explorou o modo como os microrganismos do solo conseguem gerar energia, fortalecer as suas células para proteção e utilizar pulsos limitados e curtos de água para sobreviver em solos variados e, por vezes, hostis.

Results in Brief
Nova aplicação avalia a qualidade do solo e permite uma agricultura mais sustentável
Food and Natural Resources icon

21 March 2021

Results in Brief
A drenagem agrícola causa alterações mais profundas e rápidas no solo do que se supunha anteriormente
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

Results in Brief
Um quadro de gestão dos solos favorável à produção alimentar sustentável
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

Results in Brief
Um instrumento de agricultura de precisão para medir a atividade biológica do solo
Food and Natural Resources icon

21 March 2021

Results in Brief
O que a rede trófica nos pode ensinar sobre os solos
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

Results in Brief
Agricultores mais informados em prol da melhoria da qualidade da água doce
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

Results in Brief
Partilha de saber-fazer para reforçar o sequestro de carbono no solo e as práticas saudáveis para os solos
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

Results in Brief
Soluções específicas para práticas agrícolas de preservação do solo em toda a Europa
Food and Natural Resources icon

21 March 2021

Results in Brief
Acesso fácil e gratuito a informações sobre tecnologias e produtos novos no domínio dos biofertilizantes
Food and Natural Resources icon

21 March 2021

Results in Brief
Ajudar os agricultores a manter as suas terras férteis
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

News
Conheça o EJP SOIL, uma importante iniciativa internacional para criar uma comunidade integrada de investigação em gestão climaticamente inteligente dos solos agrícolas
Food and Natural Resources icon

23 March 2021

Results in Brief
Revelação das estratégias metabólicas de sobrevivência dos micróbios do solo
Food and Natural Resources icon

22 March 2021

News
Apresentação da Soil Mission Support, uma iniciativa lançada recentemente para efetuar um amplo levantamento das necessidades de investigação e inovação no domínio da gestão do solo e das terras
Food and Natural Resources icon

23 March 2021

Results in Brief
Novas abordagens de gestão, conceitos de tratamento e ferramentas de apoio à decisão para uma agricultura sustentável
Food and Natural Resources icon

22 March 2021