Skip to main content

Article Category

News

Article available in the folowing languages:

Apresentação da Soil Mission Support, uma iniciativa lançada recentemente para efetuar um amplo levantamento das necessidades de investigação e inovação no domínio da gestão do solo e das terras

A ação de coordenação e apoio Soil Mission Support, lançada em novembro de 2020, reunirá as principais partes interessadas da área da investigação e inovação no domínio da saúde e da gestão do solo e promete ser uma iniciativa de apoio eficaz à missão que a UE propõe no âmbito da saúde do solo e dos alimentos.

Food and Natural Resources

Uma das novidades introduzidas pelo Horizonte Europa é o conceito de «missões da UE». Estas missões são instrumentos primordiais que visam superar alguns dos maiores desafios que o mundo enfrenta. As missões funcionarão como um catálogo de ações, incluindo projetos de investigação, medidas políticas e até iniciativas legislativas com o objetivo de alcançar um objetivo comum. Foram identificadas cinco áreas de missão, incluindo uma missão na área da saúde dos solos e dos alimentos, intitulada «Caring for soil is caring for life», e que visa garantir que 75 % dos solos da UE são saudáveis até 2030. O projeto SMS (Soil Mission Support: Towards a European research and innovation roadmap on soils and land management) apoiará amplamente o desenvolvimento e a implementação da missão durante os seus primeiros anos de funcionamento. Ao longo do seu ciclo de vida de dois anos, o projeto procura fornecer uma análise abrangente sobre as necessidades de investigação e inovação (I&I) no domínio da gestão do solo e das terras. Identificará lacunas, prioridades e o tipo de ações necessárias em termos de intervenção, tais como a criação de «laboratórios vivos» e de «faróis». O projeto facilitará também a coordenação das atividades existentes na Europa e em todo o mundo, aumentando assim a visibilidade e a eficácia do financiamento da I&I.

Keywords

SMS, Horizonte Europa, gestão dos solos, laboratórios vivos, faróis, I&I