Skip to main content
Go to the home page of the European Commission (opens in new window)
English English
CORDIS - EU research results
CORDIS

Article Category

Content archived on 2024-04-19

Article available in the following languages:

Conheça o EJP SOIL, uma importante iniciativa internacional para criar uma comunidade integrada de investigação em gestão climaticamente inteligente dos solos agrícolas

O programa EJP SOIL, financiado pela UE, foi lançado com a missão de reunir investigadores para trabalhar em soluções climaticamente inteligentes e sustentáveis para os solos agrícolas.

Lançado em fevereiro de 2020 e com a duração de cinco anos, o European Joint Programme on Soil(opens in new window) – EJP SOIL – reúne 26 parceiros de 24 países europeus com um orçamento total de quase 80 milhões de EUR (sendo 40 milhões de EUR concedidos diretamente pela UE). A sua finalidade? Criar um ambiente propício para reforçar o contributo dos solos agrícolas para os principais desafios sociais, como a adaptação e a atenuação das alterações climáticas e a produção agrícola sustentável. Oficialmente lançado como um projeto do Horizonte 2020, o EJP SOIL será alinhado e ligado estreitamente a trabalhos futuros a desenvolver no âmbito do mais recente programa de investigação e inovação da UE, o Horizonte Europa, incluindo a proposta missão da UE no domínio da saúde dos solos e da alimentação: Caring for soil is caring for life(opens in new window). O trabalho do projeto deverá contribuir também para os objetivos climáticos ambiciosos delineados no Pacto Ecológico Europeu(opens in new window) e nas suas estratégias, incluindo a Estratégia de Biodiversidade(opens in new window), a Estratégia do Prado ao Prato(opens in new window), a Estratégia de Adaptação(opens in new window) e o Pacto Europeu para o Clima(opens in new window). A equipa de investigação, coordenada pelo Instituto Nacional de Investigação em Agricultura, Alimentação e Ambiente (INRAE)(opens in new window) francês, tem alguns anos extremamente ocupados por diante.

Um manancial de objetivos, ambições e metas

Um dos seus principais objetivos é o reforço da comunidade europeia de investigação para abordar a gestão dos solos agrícolas. Este objetivo será alcançado através de um alinhamento e da implementação de investigação, educação, formação e reforço de capacidades, bem como do desenvolvimento de sistemas de informação harmonizados sobre os solos agrícolas e da promoção da sua adoção para alcançar a coerência global e a aplicabilidade das informações sobre os solos agrícolas. Este processo incluiria as questões cruciais relacionadas com o carbono do solo (essencial aos esforços de atenuação das alterações climáticas). De um ponto de vista científico, esperam-se novas perspetivas sobre a gestão climaticamente inteligente dos solos agrícolas e a quantificação das soluções de compromisso e das sinergias entre a produção agrícola sustentável, a adaptação e atenuação das alterações climáticas, a degradação dos solos, a qualidade do solo e outros serviços ecossistémicos, como o controlo dos solos. Graças a estas perspetivas, serão desenvolvidos novos conhecimentos sobre o sequestro de carbono nos solos agrícolas em diferentes condições a nível europeu e o seu contributo para a atenuação das alterações climáticas. É evidente que todos estes novos conhecimentos serão também utilizados como base para a formulação de recomendações e conselhos detalhados e baseados na evidência para a elaboração de políticas a nível da UE, nacional, regional e local. Por último, a par destas ambições estratégicas, o EJP SOIL visa sensibilizar as pessoas para questões essenciais relacionadas com a saúde dos solos e promover uma melhor compreensão da sociedade acerca da gestão dos solos agrícolas, bem como o seu contributo para a agricultura sustentável, a luta contra as alterações climáticas e os aspetos mais alargados da proteção do ambiente.

My booklet 0 0